A Câmara Municipal de Sintra retomou este mês de outubro os trabalhos no Parque Florestal da Piedade da Serra, em Almargem do Bispo, dando continuidade à recuperação e reconversão deste espaço verde.

No local foram intervencionados cerca de 8 hectares de zona de acacial, com ações de gestão de combustível, plantação de 5000 espécimes e requalificação de infraestruturas existentes. 

As invasoras lenhosas, nomeadamente as acácias, estão gradualmente a ser eliminadas e substituídas por espécies autóctones, com o principal objetivo de fomentar a biodiversidade do espaço e sua qualidade ambiental, diminuindo o risco de incêndio e criando uma zona aprazível de recreio aberta a toda a comunidade.

Atualmente decorrem trabalhos de manutenção do espaço já intervencionado, abertura de novas áreas no acacial e adensamento dos locais com novas espécies autóctones.

Nas intervenções de plantação de novas espécies pretende-se a participação ativa da comunidade, nomeadamente dos jovens, na construção e valorização do espaço comum.

Decorre no local o projeto da autarquia "Mãos na Serra" que, em parceria com as escolas do concelho, levando a cabo diversas ações desta temática que promovem o contacto de crianças e jovens com a natureza.

As inscrições encontram-se abertas às escolas através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

IR PARA O TOPO