De forma a assinalar o Dia do Parque Natural Sintra-Cascais, celebrado a 15 de outubro, a Câmara Municipal de Sintra irá promover dois percursos pedestres distintos e gratuitos por esta área protegida.

As atividades acontecem no dia 15 de outubro, com o Roteiro das Fontes de Sintra e a 16 de outubro, com o percurso “Praia da Samarra – Um olhar diferente”.

Os percursos visam demonstrar uma paisagem rica e única, onde a biodiversidade marca presença e o património natural se funde com aspetos culturais e sociais. 

O ponto de partida para o Roteiro das Fontes de Sintra será nos Paços do Concelho (Largo Dr. Virgílio Horta, Sintra), pelas 14h15. Este percurso guiado circular, de baixa dificuldade, compreende cerca de 2 km e dará a conhecer o centro histórico de Sintra, lugar onde se concentram emblemáticas fontes históricas.

Ao longo do caminho desvendam-se histórias de lugares como a fonte da Sabuga, fonte da Pipa ou a fonte Mourisca, entre muitos outros pontos de interesse que preenchem este percurso. A rota escolhida permite ainda perceber a riqueza em água da Serra de Sintra que proporcionou a fixação dos povos desde tempos antigos.

No dia seguinte, o ponto de encontro será pelas 9h15, no estacionamento da Rua do Ribeiro das Fontes, em Cortezia. “Praia da Samarra – Um olhar diferente” é um percurso guiado circular, com dificuldade reduzida e que abrange cerca de 6 km.

Esta iniciativa conta com o apoio dos SMAS de Sintra e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

O Dia do Parque Natural Sintra Cascais celebra-se a 15 de outubro desde a sua criação, em 1994, reclassificação do anterior estatuto de área de paisagem protegida. No Concelho de Sintra este Parque assume particular importância, uma vez que abrange toda a orla marítima e a Serra de Sintra, e que toda esta área é de grande interesse ecológico e cultural.

A realização dos percursos é limitada a 25 participantes, sendo a sua inscrição gratuita, obrigatória.

 

Roteiro pelas Fontes Históricas | 15 de outubro: Ficha de Inscrição

“Praia da Samarra – Um olhar diferente” | 16 de outubro: Ficha de Inscrição

IR PARA O TOPO