Comemora-se a 24 de maio, o Dia Europeu dos Parques, proclamado em 1999 pela Federação EUROPARC (Federação da Natureza e parques Nacionais da Europa).

Neste dia celebram-se as Áreas Protegidas em toda a Europa, assim como a criação dos primeiros parques Nacionais deste continente - um conjunto de nove parques criados na Suécia em 1909. 

Este ano, o Dia Europeu dos Parques comemora-se sob o tema “Somos a Natureza-Repensamos, Restauramos, Religamos”, que tem por objetivo aproximar as pessoas da natureza e sensibilizar o público para a importância da beleza natural preservada nas zonas protegidas e para a importância da conservação e da gestão sustentável desses locais.

Em Portugal continental existem apenas um parque nacional, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, e 13 Parques Naturais, Alvão, Arrábida, Douro Internacional, Litoral Norte, Montesinho, Ria Formosa, São Mamede, Serra da Estrela, Serras de Aire e Candeeiros, Sintra-Cascais, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Tejo Internacional e Vale do Guadiana.

 

Saiba mais AQUI

 

IR PARA O TOPO